AS VANTAGENS DA COBERTURA DE POLICARBONATO

As áreas arquitetônicas, industriais e ligadas a construção civil compçõem os principais ramos de atuação em que a cobertura de policarbonato se faz presente. Este material é um plástico bastante utilizado pelas engenharias e se caracteriza por ser altamente resistente a impactos. Menos pesado que as estruturas em vidro, o policarbonato possui proteção contra raios UV.

No caso dos portões, a cobertura de policarbonato é bastante indicada em superfícies que exigem iluminação natural, uma vez que seus índices de transparência podem chegar a 89%. A alta resistência a impactos – superando a do acrílico em muitos casos – também faz com que esta plataforma seja sugerida como cobertura de áreas externas em garagens e piscinas.

Além de não amarelar ou perder a transparência, a cobertura de policarbonatopossui maior vida útil que outras importantes plataformas deste setor, como PVC e fibra de vidro. A resistência do material também se liga ao fato de que a propriedade é resultado da reação entre bisfenol e derivados do ácido carbônico.

A cobertura de policarbonato ainda integra procedimentos estéticos nas construções em que marca presença. Uma vez que permite cortes e curvaturas sem nenhum tipo de emenda, estas estruturas embelezam o lado externo das residências e demais propriedades físicas. A variação dos formatos propicia diferentes visões estéticas para o mesmo material.

A respeito das chapas que compõem uma cobertura de policarbonato, três estruturas básicas se diferenciam neste mercado. São elas: compactas, alveolares e as refletivas. Neste último exemplo, o que é priorizado é o fato do dispositivo poder contar com uma melhor eficiência térmica.

Neste sentido, luminosidade, preço e confortos térmicos e estéticos são fatores frequentemente levados em consideração quando o tema da cobertura de policarbonato é colocado em pauta. As cores dos materiais que compõem estes dispositivos também são exemplificadas.

Cristal, fumê, branco leitoso e bronze são alguns dos primeiros tipos disponíveis para cobertura de policarbonato. Além deles, cores como verde e azul também são frequentemente encontradas para suprir as necessidades na instalação desta técnica.

Por isso, é necessário recordar que as cores escuras contam com menor índice de luminosidade e, portanto, transmitem menos calor quando utilizadas em cobertura de policarbonato.